Há um bom tempo já há um falatório sobre o hype do Second Life e sua verdadeira utilidade como mídia para ações de marketing. Clay Shiry, professor da NYU, foi um dos primeiros a questionar a plataforma formalmente, sugerindo que 85% dos usuários cadastrados já tenham abandonado o site.
Hoje o SL tem cerca de 8 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo. E daí?
A Wired de Agosto traz uma matéria excelente sobre o mundo vaziu que se tornou o SL. Hotéis, lojas conceito, agências virtuais, todoas andam às moscas pelas terras de lá. E manter sua marca nesse mundo virtual não é nada barato. Estima-se, dados da matéria da Wired, que o custo de manter um negócio no SL pode chegar a U$ 500.000 ao ano. E o resultado? Nenhum.
Enquanto isso, pelo Brasil, primeiro país a ter uma "franquia" do Second Life, pipocam palestras e encontros sobre as maravilhas de se investir na plataforma.
Acho esse anti-hype é tão interessante que merece mais do que um post. Segunda-feira um artigo completo.
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